Projeto de lei quer que placas Mercosul tragam o nome da cidade e estado do veículo
-
Infinitamotors -
Da redação 14/2 - 10h08 - Muitas foram as reclamações dos motoristas após a adoção do novo sistema de placas de identificação veiculares no Brasil, trazidas pela resolução 780/2019 do Contran. Além de novos preços, mais altos, os motoristas reclamaram que o novo modelo deixou de exibir a cidade e estado do veículo.
O projeto de lei 279/2021,de autoria do deputado José Airton Felix Cirilo (PT-CE), pretende incluir o nome da cidade e sigla do estado na impressão das novas placas.Em sua justificativa o autor defende que "o Código de Trânsito Brasileiro tem mais de 20 anos de existência, a mais recente atualização da norma, foi dada pela Resolução nº 780, de 26 de junho de 2019, que dispõe sobre o novo sistema de Placas de Identificação Veicular. Entretanto, nas novas regras regulamentadas por esta resolução, não colocaram que deve-se identificar de onde o veículo '' pertence'', ou seja, a sua cidade e Estado" propõe o deputado.
Inicialmente, as placas Mercosul trariam o brasão da cidade e estado, mas o projeto foi alterado para que as informações estejam disponíveis apenas em consulta aos sistemas do Detran. As novas placas trazem apenas a inscrição Brasil centralizada na parte superior, além do brasão do Mercosul e bandeira do Brasil.
Troca de placas
Essa mudança traria um custo extra aos motoristas, já que uma das vantagens trazidas pelas placas Mercosul é a manutenção da placa no veículo, mesmo se esse trocar de cidade ou estado. Caso o projeto de lei 279/21 seja aprovado, as placas terão que ser refeitas se o veículo trocar de domicílio.


Deixe seu comentário